quarta-feira, 27 de julho de 2016

Chás para tomar no inverno

Diz a lenda que o chá foi descoberto na China, há milhares de anos. No Japão e na Índia o consumo da bebida também vem de longa data, mas passou a ser popularizado em torno do século XVIII, quando criou-se o hábito inglês do “Chá das Cinco”.


Origem do Chá

Começando pela lenda...
Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá. É bem provável que essa história nem seja verdadeira, mas dá um ar romântico à origem de uma bebida conhecida mundialmente. Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia.

Agora os fatos...
Na verdade, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. O tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VIII, durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.
No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes. A cultura teve êxito e desenvolveu-se rapidamente. O chá experimentou nestes dois países - China e Japão - uma evolução extraordinária, abrangendo não só meio técnico e econômico, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos. No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.
A chegada do chá à Europa não foi rápida. As referências mais antigas que se encontram na literatura européia a respeito do chá são atribuídas a Marco Pólo, no relato da sua viagem, e ao português Gaspar da Cruz, que teria citado o chá numa carta dirigida ao seu soberano. Já a sua introdução no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente. Ao que parece, foram os holandeses que levaram pela primeira vez o chá à Europa, intensificando o seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos ingleses.
Na Inglaterra, o seu consumo difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular. Essa popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos, depois na Austrália e Canadá. Hoje, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo.

Fonte: https://www.asiashop.com.br/page,idloja,7773,arq,OrigemCha.htm

Deliciosas! Receitas de chás para aquecer seu inverno


Além de fazer bem à saúde, os chás quentes também ajudam a espantar o frio e dar mais sabor ao período do inverno. Confira abaixo deliciosas receitas de chás! 

receitas de chás

O inverno é uma das estações mais gostosas do ano. Afinal, não há nada melhor do que dormir com frio enrolado com muitos cobertores, ou mesmo usar roupas elegantes. Tudo isso vem acompanhado por bebidas quentes, que compõem a estação, como os chás. Para tornar o seu inverno ainda mais gostoso, separamos para vocês deliciosas receitas de chás quentes.


Receitas de chás quentes


1. Chá de Capim Santo e limão 

Ingredientes: 

300 ml de água;

1 folha de capim santo picada com tesoura ;

1 gengibre sem casca e cortado em 4 pedaços de 0,5 cm;
1 rodela de centro de limão siciliano com casca.
Para fazer este chá saboroso, ferva a água e depois acrescente os seguintes itens: capim santo,gengibre cortado e limão siciliano. Desligue o fogo e tampe por, aproximadamente, 5 minutos. Coe e sirva. Se quiser, acrescente gelo.

2. Chá de casca de abacaxi, hortelã e gengibre  
Ingredientes: 
Casca da metade do abacaxi cortada em pedaços de 0,5 cm;
10 cm de gengibre cortado em lâminas;
1 xícara de folha de hortelã; 3 cardamomos;
Mel;
Água mineral.
Coloque o abacaxi e o gengibre em uma panela e, em seguida, adicione água mineral. Coloque no fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue, coe e adoce com mel. Acrescente as folhas de hortelã. Esta é uma das mais deliciosas receitas de chás quentes para o inverno.
3. Chá indiano 
Ingredientes: 
1/2 L de água mineral;
3 bagas de cardamomo;
2 paus de canela;
2 cravos da índia;
3 cm de gengibre cortado em rodela;
1 colher de sopa de mel;
100 ml de leite de arroz sabor hortelã.
Inicialmente, coloque todos os ingredientes para ferver em uma panela por 5 minutos, exceto o leite de arroz. Adicione-o por último e depois é só coar e saborear.
4. Chá de Infusão das Flores 
Ingredientes: 
1 colher de sobremesa de rosa branca;
1 colher de sobremesa de flores de camomila;
1/2 colher de sobremesa de flores de lavanda.
Para fazer o chá é só adicionar os itens em um bule com 1 litro de água fervente. Depois, coe e sirva.
5. Chá com maçãs 
Ingredientes: 
1L de água;
2 pedaços de canela em pau;
4 cravos;
1 maçã pequena descascada em pedaços;
2 saquinhos de chá mate;
Adoçante.
Coloque para ferver a água com canela, o cravo e a maçã. Depois adicione o mate, desligue o fogo e abafe.
6. Chá de frutas 
Ingredientes: 
3 unidades de canela em pau;
2L de água;
1 laranja descascada e picada;
1 maçã sem casca;
1 maracujá (somente a polpa);
1 pêra com casca;
1 fatia de abacaxi;
1 colher (sobremesa) de cravos da índia.
Pegue uma panela e coloque os seguintes ingredientes: canela, cravos, laranja, maçã, maracujá, pera e o abacaxi e deixe cozinhar por 5 minutos e permaneça mexendo. Adicione a água e aguarde até que ferva por um tempo médio de 20 minutos. Coe e sirva em seguida.
7. Chá de laranja e camomila 
Ingredientes: 
2 copos de água;
1 laranja descascada em pedaços;
2 sachês de camomila.
Primeiramente, ferva a água e adicione as laranjas e depois os sachês. Aguarde até que ferva por uns 2 minutos e sirva. Mas espere um esfriar um pouco.
8. Chá de gengibre 
Ingredientes: 
1 L de água;
2 colheres de gengibre picado;
1 rodela de limão sem casca;
Adoçante.
Ferva a água por, aproximadamente, 10 minutos e coloque o gengibre e o limão. Abafe, coe e sirva.
9. Chá preto diferente 
Ingredientes: 
2 xícaras de chá de água;
4 cravos da índia;
1 unidade de canela em pau;
1 anis atrelado;
1 colher de gengibre ralado;
1 colher de essência de baunilha;
2 sachês de chá preto;
Adoçante.
Pegue todos os ingredientes e coloque em uma panela com água e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Desligue e acrescente o sachê. Coe e sirva.


10. Chá de erva cidreira 
Ingrediente: Erva cidreira
Coloque a água para ferver e depois adicione a erva cidreira. Deixe repousar por 30 minutos e sirva.
Escolha qualquer chá deste passo a passo e tente fazê-lo em um dia que estiver bem frio. Para completar, você pode saborear estas receitas de chás com rosquinhas, biscoitos ou àqueles pães quentinhos que saem do forno. Que tal testar a receita agora?

fonte: http://doutissima.com.br/2014/06/18/10-receitas-de-chas-para-aquecer-seu-inverno-59721/

O consumo de chás se torna especialmente atrativo no inverno, pois, nessa época do ano, quem é que não gosta de ficar em casa debaixo das cobertas e saboreando uma bebida bem quente?
Segunda bebida mais consumida no mundo, o chá é preparado a partir de folhas sob infusão na água quente e, além de nos aquecer, pode ser um excelente aliado para o bom funcionamento do nosso organismo.
Com as baixas temperaturas do inverno, é natural que o consumo de bebidas quentes, como os chás, aumente bastante. Isto é excelente, pois as ervas possuem propriedades terapêuticas que são muito benéficas à nossa saúde. A seguir, confira deliciosas receitas de chás indicados para aproveitar os dias mais frios:

Chá de gengibre

Com propriedade antioxidante, o gengibre aumenta a imunidade e previne doenças.

Ingredientes:

– Um litro e meio de água;
– 2 colheres (de sopa) de gengibre;
– 1 rodela de limão;
– Cravo;
– Canela.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes na água e deixe ferver pelo período de 15 minutos. Coe e, se preferir, adoce com mel.

Chá de morango

Rico em vitamina C, o morango atua a prevenção de infecções e gripes, além de possuir antocianina, antioxidante que combate o envelhecimento precoce da pele.
Por ser diurética, a fruta também é indicada para os indivíduos que sofrem com retenção de líquidos ou hipertensão arterial.

Ingredientes:

– 8 morangos;
– 1 pedaço de pau de canela;
– 2 dentes de cravo;
– Meio litro de água.

Modo de preparo:

Lave bem os morangos e amasse-os com a ajuda de um garfo. Coloque a água para ferver junto com a canela e o cravo. Adicione os morangos amassados e deixe ferver pelo período de 10 minutos. Coe e, se preferir, adoce com mel.

Chá de folhas de mamão

De acordo com estudos realizados na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, as folhas de mamão papaia têm ação benéfica no combate ao câncer de colo de útero, mama, fígado, pulmão e pâncreas. Além disso, a fruta é ótima para digestão e é rica em vitamina C.

Ingredientes:

– 5 colheres (de sopa) de folhas secas de mamão papaia;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva a água junto com as folhas pelo período de 10 minutos. Desligue o fogo e abafe. Coe e, se preferir, adoce com mel.

Chá de hibisco

Rico em vitaminas, minerais e fibras, o chá de hibisco ajuda a desinchar, pois combate a retenção de líquidos no corpo.

Ingredientes:

– 2 colheres (de sopa) cheias de hibisco seco;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve um litro de água ao fogo e, assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente as duas colheres (de sopa) de hibisco seco. Você também pode usar 2 sachês do chá.
Desligue o fogo, tampe e deixe descansando pelo período de cinco minutos (10 no máximo). Coe em seguida.


Chá de flores: aroma, sabor propriedades 


terapêuticas 


Atualmente a bebida é consumida no mundo todo, seja por seu aroma e sabor ou pelas propriedades que carregam. Os chás feitos de flores tem combinações agradáveis, além de efeitos terapêuticos e até medicinais. Além disso encantam por sua cor e sabor.
Selecionamos alguns tipos indispensáveis:
Alfazema ou Lavanda – É um chá indicado como relaxante e também atua na digestão.
Blooming Tea – Uma flor é envolvida com folhas de chá verde costuradas com fios de

algodão cru formando um pequeno novelo. Ao iniciar a infusão a mesma se abre formando 

um pequeno espetáculo visual e aromático.
Camomila – Um dos mais populares contra ansiedade e ajuda na indução do sono.
Flor de Jasmin – Auxilia no combate ao stress, depressão e problemas de pele.
Flor de Laranjeira – Indicado para tensões nervosas e problemas gastrointestinais.
Flor de Maracujá – Também tem propriedades calmantes e atua nos sintomas de úlcera e gastrite.
Hibisco – Indicado para problemas nos rins e de circulação sanguínea.
Melissa – Esse chá ameniza as cólicas menstruais e atenua sintomas de desconforto durante a gravidez.
Seja para o inverno ou com adição de gelo para os dias quentes que virão, os chás florais


são boas opções pro paladar e pra saúde!

Fonte: http://www.carolinaaugusta.com.br/food/cha-de-flores-aroma-sabor-e-propriedades-terapeuticas/


Chá de rosas: brancas, vermelhas e silvestres!

Chá de rosas, também conhecido às vezes como chá de botão de rosa, é feito de botões de rosa desidratados. Estas flores delicadas fazem uma bebida perfumada que é de gosto frutado, leve e baixo em calorias. Em alguns casos, o chá é feito a partir de pétalas de rosas sem a desidratação.

Há diferenças entre os tipos de rosas para fazer o chá?

Não. Todas as rosas são ricas em antioxidantes naturais, com variações mínimas entre um tipo e outro. Você pode fazer a mistura das rosas, caso ainda ache que tenha alguma diferença entre elas. A verdade é que todas terão os mesmos efeitos e oferecerão os mesmos benefícios, os quais são descritos em mais detalhes abaixo.

Cólicas menstruais

Chá de rosas pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menstruação, ou seja, cólicas, Os cientistas descobriram que beber chá de rosas ao longo de um período de seis meses resulta em menos cólicas durante a menstruação, bem como alívio do estresse psicológico associado com cólicas durante estes períodos. Os cientistas concluíram que beber chá poderia fornecer alívio bem-vindo e necessário da dor menstrual, sem quaisquer efeitos secundários adversos ou problemas de segurança.

Contém vitamina C

As pétalas de rosas são uma fonte natural de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural, que pode bloquear alguns dos danos que podem resultar da exposição a toxinas e radicais livres. Esses danos podem levar ao aumento das taxas de envelhecimento. A vitamina C também fornece suporte para o seu sistema imunológico, e ajuda na produção de colágeno, uma proteína essencial para a pele e cabelos saudáveis.

Chá de rosas para refrescar
Com gelo e levemente adocicado, o chá de rosas pode até ser um refrescante drink na sua dieta. (Foto: www.teamajesty.com)

Ricas em polifenóis

Pétalas de rosa são ricas em polifenóis, que são solúveis em água, além de uma série de outros antioxidantes, incluindo o ácido gálico, que também é solúvel em água. Os polifenóis poderia ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, bem como a osteoporose e, possivelmente, até mesmo o câncer. Enquanto polifenóis são reconhecidos por seus benefícios gerais de saúde, no entanto, mais pesquisas são necessárias antes destes serem recomendados como um tratamento para condições específicas.

Conheça a técnica flores de chá

Os chá são bebidas milenares, capazes de trazer inúmeros benefícios à saúde humana. Tem para quem deseja emagrecer ou aumentar o apetite, há os que capazes de tratar doenças e até mesmo evitá-las, além de umas bebidas que aumentam a disposição de quem as consomem. Recentemente, têm sido criadas novas formas de se fazer o chá, que apesar de terem sido recriadas de outros momentos históricos, só estão fazendo sucesso agora.
Esse foi o caso do chá gourmet, feito com ervas de alta qualidade, e o chá de bolhas que além de muito sabor, traz a sensação de bolhas estourando dentro da boca proporcionando muito frescor para quem o bebe. Dentro dessas novas tendências surge o flores de chá, que promete embelezar ainda mais o momento de ingerir essa bebida quente e saborosa que é o chá.

O que é flores de chá?

Apesar de um espetáculo para os olhos, poucas pessoas conhecem a técnica do flores de chá. O que ocorre é o “desabrochar” de flores dentro da bebida. Além disso, a flor não altera o sabor da especiaria e nem a sua consistência. Esta técnica criativa e atrativa funciona em diversos tipos de chás, como: verde, branco e oloong.
Conheça a técnica flores de chá
Já as flores mais utilizadas para embelezar o chá são o hibisco, calêndula e o jasmim vermelho. A dica é usar um recipiente transparente, para poder acompanhar o desabrochar dos brotos floridos.

Preparando o flores de chá

Saboroso, prático e bonito. Essas são as características básicas do flores de chá. Para fazer, basta preparar o chá de sua preferência e que ele seja claro para que o “desabrochar” da flor seja visível. Enquanto a sua bebida está sendo preparar no fogo, enrole as folhas secas de qualquer planta manualmente. Pegue estas folhas e coloque em volta de flor também seca. Faça uma bola e coloque-a para secar.
Após 10 minutos, pegue a bola e coloque dentro de um recipiente transparente. Em seguida, despeje o chá feito anteriormente por cima do “broto” e espere alguns minutos para que a flor “brote”. Você vê um botão de flor feito à mão tanto no bule, como também em cada xícara servida. O espetáculo é lindo e vale a pena o teste.
Fonte: http://chabeneficios.com.br/conheca-a-tecnica-flores-de-cha/


Gostaram dos artigos? Qual é a sua opinião sobre elees? Venha compartilhar suas experiências.






4 comentários:

  1. Adorei saber tudo sobre chás, eu sou viciada e sempre estou tomando algum. Curti demais as receitas e pretendo fazer também.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana eu também adoro chá principalmente a noite e com o frio que está fazendo é uma excelente opção para o inverno.
      Beijinhos!!
      Kelly

      Excluir
  2. Não conhecia essa versão de Chá indiano, Além do Massala Chai da Twinings sigo uma receita que vai chá preto, cravo, canela, pimenta preta, anis, cardamomo (só a parte de dentro) e gengibre ralado.
    Naquela receita do Chá preto diferente, talvez seja melhor colocar o sachês de chá preto por ultimo, pois ele tende a amargar (assim como os outros chás da Camellia sinensis) se ficam muito tempo em infusão.


    Beijinhos
    Pryh
    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Priscila, gostei da sua sugestão para do chá indiano.
      Agradeço sua visita e participação.
      Seja sempre bem vinda!!
      Beijinhos
      Kelly

      Excluir