sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sinceridade elegante



Sinceridade elegante


Tamerlão, O Coxo, poderoso rei assírio do século XIII, era um soberano muito cheio de si e cônscio das deferências de que se julgava credor por parte de todos os súditos. Ele tinha uma particularidade física notável: um grande e monstruoso nariz, o que muito o aborrecia. Por isso, jamais tinha se deixado retratar.
 
Quando, porém, já estava idoso, seu filho e sucessor, preocupado com a possível ausência da efígie do pai na galeria real, tanto instou que conseguiu dele a anuência para retratá-lo.
 
O monarca estabeleceu uma condição: só aceitaria o retrato, como sua estampa oficial, se encontrasse um artista que o pintasse a contento. E os artistas que tripudiassem sua imagem, seriam executados, conforme a tradição do reino, na forca.
 
Aceita a condição, editais foram espalhados por todo o reino, convocando os artistas para a importante e perigosa tarefa. Não obstante o risco, três se apresentaram para tentar o que seria a suprema obra de sua vida, e ganhar, assim, fama, reconhecimento e muitas moedas de ouro. Justamente os três melhores mestres da arte pictórica do reino se apresentaram para o comedido.
 
O primeiro retratou o monarca tal e qual, com o narigão enorme e tudo. O rei, vendo o quadro acabado, embora admirando o gênio artístico, enfureceu-se com a figura horrenda e mandou enforcar o infeliz artista.
 
Veio o segundo e, temeroso, pintou o rei fielmente, com exceção do aberrante apêndice nasal, em cujo lugar colocou irrepreensível narizinho. O soberano, sentindo-se ridicularizado, assinou igualmente a pena capital do segundo, sem comiseração.
 
Chegou, a vez do terceiro, o qual, habilidoso, conhecendo a paixão do rei pela caça, retratou-o portando um arco, a atirar numa raposa. E o antebraço na arma tapava-lhe justamente o nariz.
 
Vendo o resultado do trabalho, o monarca sorriu satisfeito e recompensou-o generosamente.
 
 
As três atitudes mais comuns em relação à verdade:
 
A primeira é a franqueza rude, contundente, que não hesita em expor toda a realidade dos fatos, doa em quem doer. Os partidários dessa atitude podem revelar o mérito da coragem e do desinteresse, mas tiram nota zero em relações humanas.
 
A segunda é a hipocrisia interesseira. Os deste grupo podem revelar inteligência e engenhosidade para distorcer os fatos, a fim de agradar aqueles a quem desejam conquistar.
 
A terceira é a dos partidários da verdade construtiva, evidenciando o que é útil, edificante e elegante, omitindo sutilmente os aspectos menos agradáveis da vida do próximo.
 
Tamerlão: Seu nome verdadeiro era Timur Lenk, mas Tamerlão foi como ficou conhecido no ocidente. Ele nasceu em 1336, no Condado de Djagatai, durante o conturbado período que se seguiu à morte de Tarmachirin. Era filho de uma importante família Turca, os Barlas, mas dizia-se Mongol, e não só isso, dizia-se descendente direto de Gengis Khan. Nasceu com um problema na perna, por isso o apelido que recebeu: Tamerlão, O Coxo. Apesar de ser coxo, isso não o impediu de tornar-se um grande cavaleiro.
 
Autor: Desconhecido



Original

Elegant sincerity

Timur the lame, powerful Assyrian king from the 13th century, was a sovereign very full of himself and aware of the cooperation that were thought to lender by all subjects. He had a remarkable physical particularity: a big, monstrous nose, that much was bothering him. So, ever had if left to portray.
 
When, however, was already aged, his son and successor, worried about the possible absence of the effigy of the father in the Royal Gallery, both urged that his consent to managed to portray him.
 
The monarch has set one condition: only accept the picture, as its official stamp, if you could find an artist that paint the satisfaction. And the artists who tripudiassem his image, would be executed, according to the tradition of the Kingdom, on the gallows.
 
Accepts the condition, edicts were scattered throughout the Kingdom, calling for artists to the important and dangerous task. Despite the risk, three presented themselves to try what would be the Supreme work of his life, and win, thus, fame, recognition and many gold coins. Just the top three Masters of pictorial art of the Kingdom were presented to the restrained.
 
The first portrayed the monarch, with the big nose and all. The King, seeing the finished frame, while admiring the artistic genius, angered with the horrendous figure and hanged the unhappy artist.
 
Came the second and fearful, stained the King faithfully, with exception of the nasal appendage, in whose absurd place put faultless nose. The sovereign, feeling ridiculed, signed also capital punishment, no commiseration.
 
Arrived, the time of the third, which, knowing the King's passion for hunting, portrayed him wearing a bow, shoot a Fox. And the forearm on the gun hanging from her just the nose.
 
See the result of the work, the King smiled satisfied and rewarded him generously.
 

The three most common attitudes regarding the truth:
 
The first is quite frankly rude, bruising, which does not hesitate to expose the reality of the facts, donates who hurt. The supporters of this attitude may prove the merit of courage and selflessness, but take note zero in human relations.
 
The second is the hypocrisy Gold Digger. This group could reveal intelligence and ingenuity to distort the facts in order to please those who want to conquer.
 
The third is that of the supporters of true constructive, highlighting what is useful, uplifting and elegant, omitting subtly less pleasant aspects of life the next.
 
Timur: his real name was Timur Lenk, but Timur was as became known in the West. He was born in 1336, Djagatai County, during the troubled period following the death of Tarmachirin. He was the son of an important Turkish family, the Barlas, but said Mongolian, and not only that, a direct descendant of Genghis Khan. Was born with a bad leg, so the nickname he received: Timur the lame. Despite being lame, that didn't stop him from becoming a great Knight.
 
 Author: Unknown


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